sábado, 26 de janeiro de 2008

Quênia - Sobre a Cegueira




Ótimo texto da primeira Carta Capital do ano.

Fonte: Extraído do periódico “Carta Capital” 16/01/2008 ano XIV n°478
Digitalizado por: Compartilhando e Criando Informação

Links:
Materia em formato pdf
Materia em formato cbr(imagens compactadas)
Diretorio onde se encontra a matéria

"O Quénia pode dar um exemplo para a África do Sul e o resto do continente", es-creveu a revista The Economist em 19 de dezembro de 2007. "Pode não ser tão sexy quanto a África do Sul, mas como ilha de estabilidade e prosperidade na África Oriental, a qualidade de sua democracia faz diferença."
Um mês antes, o FMI elogiara a eco-nomia, as reformas liberais e a política fiscal ortodoxa e se decidira por mais empréstimos, apesar de "lamentar" o atraso no pagamento da dívida e cobrar uma parcela maior do orçamento para esse fim. Também se lembrou de pedir progressos no combate à corrupção.
Dez dias depois, ante a fraude eleitoral de 27 de dezembro, de-nunciada pela oposição e obser-vadores da União Europeia -mas inicialmente ignorada pelos EUA, que pediu à oposição que aceitasse o resultado -, o Quénia mergulhou em uma guerra civil que já custou 500 vidas, 250 mil refugiados e l bilhão de dólares (5% do PIB) em prejuízos.
É mais um capítulo de uma história de recusa do Ocidente a ver a fraude, o autoritarismo e a corrupção em governos "amigos", até seus resultados lhe explodirem na cara, enquanto cada ato de um rebelde como Ro-bert Mugabe, o presidente do Zimbábue, mesmo que seja popular, dá motivos a ruidosas ca-tilinárias contra a tirania.
É também a continuação de uma história de corrupção e vio-lência que remonta aos ingleses. No início dos anos 50, o Império Britânico perdera a índia, mas não aceitara o próprio fim." ... continua