quinta-feira, 27 de março de 2008

Nietzsche - Cinco Prefácios: para Cinco Livros Não Escritos



Fonte do livro digitalizado:
Projeto Democratizacao da Leitura
Fonte dos dados acerca do livro: Rubedo.PSC

Links:
Livro digitalizado em formato pdf
Diretorio onde se encontra o livro

“ Quando se fala de humanidade, a noção fundamental é a de algo que separa e distingue o homem da natureza. Mas uma tal separação não existe na realidade: as qualidades ‘naturais’ e as propriamente chamadas ‘humanas’ cresceram conjuntamente. O ser-humano, em suas mais elevadas e nobres capacidades, é totalmente natureza, carregando consigo seu inquietante duplo caráter. As capacidades terríveis do homem, consideradas desumanas, talvez constituam o solo frutífero de onde pode brotar toda humanidade, em ímpetos, feitos e obras.”

“Friedrich Nietzsche, naquela época ainda um jovem professor de filologia clássica na universidade da Basiléia, tinha publicado em 1872 o seu primeiro livro, O Nascimento da tragédia no espírito da música, e escrevia então textos que deveriam preceder outros cinco livros, nunca terminados.
O título Cinco prefácios para cinco livros não escritos (Fünf Vorreden zu fünt ungeschriebenen Bücher) foi dado pelo próprio autor, que reuniu os seus escritos no fim daquele mesmo ano de 1872 e os enviou à senhora Cosima Wagner, a mulher do famoso compositor alemão Richard Wagner, por quem tinha uma grande admiração quando jovem. Mas os cinco prefácios só seriam publicados muito mais tarde, junto com outros escritos deixados por Nietzsche, nos volumes das suas obras completas.
Os cinco textos constituem, ao mesmo tempo, indicações e como que projetos concentrados das obras que os sucederiam, abrindo diferentes possibilidades de questionamento, tematizando a cultura, a Alemanha do século passado, a arte e a filosofia, a verdade e o conhecimento. Como em outros textos do filósofo, estas questões baseadas no chamado helenismo, ou seja, em uma interpretação da cultura grega, de Homero e Heráclito, Sócrates e Platão, dos historiadores Heródoto e Diogenes Laertius. Esta base é o ponto de partida para o pensamento de Nietzsche, na crítica da sociedade e dos valores modernos.”

SUMÁRIO

Prefácio para prefácios
1. Sobre o PATHOS da verdade
2. Pensamento sobre o futuro de nossos institutos de formação
3. O estado grego
4. A relação da filosofia de Schopenhauer com uma cultura alemã

0 comentários: